top of page
  • Foto do escritorBe Value

Afinal, o que é o tão falado VBHC ou Valor em saúde?

O Value-Based Health Care (VBHC) ou Saúde Baseada em Valor, é um modelo desenvolvido pelos professores Michael Porter e Elizabeth Teisberg da Harvard Business School que visa corrigir os grandes problemas que temos na saúde como custos crescentes, qualidade variável, além de falta ou excesso de diagnósticos e tratamentos.


Todos estes problemas ocorrem por uma série de erros que podem ser resolvidos se reestruturarmos a saúde dentro de um modelo baseado em valor. É importante destacar que valor em saúde é entendido como resultados por dólar gasto, ou seja, esta estratégia tem como premissa que devemos entregar os melhores resultados ao menor custo.


Parece óbvio, mas, na verdade, os sistemas de saúde no mundo não estão organizados de uma forma que seja possível melhorar continuamente o valor dos serviços prestados, o que acontece é o oposto. A boa notícia é que várias instituições de saúde do mundo já conseguiram melhorar muito seus resultados aplicando o VBHC.


Neste modelo, de forma geral, o foco é organizar os cuidados de saúde em torno de condições de saúde, medir resultados de desfechos clínicos e custos, além de utilzar modelos de remuneração que incentive a geração de valor para o paciente.


Por trás destes componentes mencionados, há princípios e métodos que auxiliam a implementação e melhoria de resultados. É como se tivéssemos ajustando e desenferrujando engrenagens para o adequado funcionamento deste sistema complexo que temos na área da saúde.


É importante que profissionais da área da saúde tenham este conhecimento, pois assim, conseguirão ter uma nova perspectiva para melhorar os resultados de qualidade e custos das instituições que trabalham e, a médio e longo prazo, ampliar acesso aos pacientes a melhores cuidados de saúde.


Para saber mais, siga a be value nas redes sociais



554 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page