top of page
  • Foto do escritorBe Value

5 problemas na saúde que podem ser resolvidos com o modelo de saúde baseada em valor

Você já deve ter ouvido falar que valor em saúde é entregar a melhor qualidade ao menor custo, mas vc sabia que o conceito vai muito além disso?


Valor em saúde ou Value-Based Health Care (VBHC) em inglês é um modelo focado em resolver as distorções que temos na saúde que geram tantos problemas. Vamos falar um pouco sobre eles.


PROBLEMA NÚMERO 1- Custos altos e crescentes


Não só no Brasil, como em vários países do mundo os altos custos na saúde são um grande problema. Nos Estados Unidos estima-se que o desperdício em saúde corresponda a 4,4% do PIB.

E o problema é que os custos não param de crescer, contrariando a lógica econômica de geração de valor, onde eficiências geram produtos e serviços de melhor qualidade a um custo menor com o tempo.


PROBLEMA NÚMERO 2- Qualidade de serviços variável e não relacionada ao custo


A qualidade dos serviços de saúde variam muito de acordo com a instituição de saúde e até dentro da própria instituição. Muitas vezes um serviço de melhor qualidade não é o mais caro e nem o mais caro oferece melhor qualidade. O pior de tudo é que o paciente está cego nesta escolha, sem informações para poder optar pelo melhor serviço



PROBLEMA NÚMERO 3- Falta de diagnóstico e tratamentos

Na tentativa de querer resolver todos os problemas de saúde, os hospitais não conseguem fazer nada muito bem. Muitas vezes há falta de diagnóstico por falta de um especialista ou falta de tratamento, pois um recurso específico não está disponível. Estas linhas de cuidado fragmentadas são resultados da falta da estruturação de um modelo focado em valor


PROBLEMA NÚMERO 4- Excesso de diagnóstico/tratamento

Tão ruim quanto à falta de diagnóstico e tratamentos é o excesso dos mesmos que colocam o paciente em situação de maior risco, gerando mais eventos adversos e não entregando de fato o resultado que mais importa para ele. Este cenário, muitas vezes é consequência de um modelo de remuneração focado em volume ao invés de um modelo focado em valor


PROBLEMA NÚMERO 5- Inovações que não geram tanto valor como deveriam

Um outro problema, que muitas vezes os profissionais não se dão conta é que a inovação em outros setores geram muito mais valor do que inovações na saúde. Muitas vezes, os gestores enxergam as inovações como caras e não querem incorporá-las, mas o fato é que eles não dispõe de informação acurada para saber se aquela inovação está ou não gerando mais valor ao paciente.



Estas e outras distorções atuais do sistema de saúde podem ser aos poucos corrigidas com a implementação de uma estratégia de saúde baseda em valor nas instituições de saúde. Muitos cases ao redor do mundo já mostram melhorias de resultados, reforçando o potencial de mudança do modelo.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page