top of page
  • Foto do escritorBe Value

VBHC: o que é ?

Atualizado: 22 de set. de 2022

O conceito de valor em saúde começou a ser amplamente difundido entre os gestores da área da saúde a partir de 2006, quando o livro repensando a saúde foi publicado. No entanto, 15 anos depois ainda há muita confusão e dúvidas sobre o conceito.


Para entendermos melhor o conceito de valor em saúde, é importante entendermos o conceito de valor, que permeia qualquer setor, não somente a saúde.


Existem muitas definições no dicionário sobre a palavra valor e talvez por isso que exista tanta confusão neste entendimento, mas o significado de valor que estamos falando aqui é de valor econômico. O valor econômico, pode ser definido, em termos práticos, como A IMPORTÂNCIA QUE UM INDIVÍDUO DÁ A DETERMINADO BEM OU SERVIÇO. Este conceito é importante de memorizar, pois é esta relevância do produto ou serviço que faz uma empresa existir.


Fazendo uma analogia com este conceito de valor fica mais fácil entendermos com clareza o CONCEITO DE VALOR EM SAÚDE. Se valor é a importância que o indivíduo da a um determinado bem ou serviço, entregar VALOR na área da saúde é entregar um serviço focado no que mais importa para ao indivíduo ou paciente, certo?


Segundo o Michael Porter, professor da Harvard Business School que desenvolveu esse modelo na saúde, o que mais importa para o paciente é ter melhores resultados em saúde a um custo menor. Por isso falam tanto na equação de valor que é resultado em saúde dividido por unidade de custo.


Bom, este conceito não é difícil de entender, certo? E dá a impressão de não ser muita novidade para quem já trabalha na área da saúde... então o que será que tem de tão novo neste modelo que esta sendo seguido em vários países do mundo?


O fato é que apesar de fazermos muitas coisas no intuito de melhorar resultados e custos na área da saúde, os esforços não estão alinhados com a entrega de valor para o paciente. A prova disso, é que os custos aumentam cada vez mais e o aumento de custo não esta relacionado a um aumento de qualidade dos serviços, como acontece em outros setores da economia.


Há diversas causas para este desalinhamento entre o que os serviços entregam hoje x e realmente importa para o paciente.



O que o modelo de Saúde Baseada em Valor traz de novidade é uma reorganização da forma que entregamos os serviços de saúde, através de alguns pilares e princípios, com o objetivo de efetivamente entregar valor aos pacientes e consequentemente, melhorar seus resultados.


Não é nenhum milagre, mas sim ,um modelo que foi cuidadosamente pensado por grandes especialistas, para que gestores possam verdadeiramente focar naquilo que mais importa, entregar valor para o paciente.




127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page