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VALOR EM SAÚDE: 5 PONTOS QUE CEOs, EMPREENDEDORES e ALTA LIDERANÇA DEVEM SABER


No artigo de hoje vamos destacar alguns pontos (e mitos) que a alta liderança de serviços de saúde deve saber como ponto de partida antes da implementação da estratégia de saúde baseada em valor.



1. VALOR EM SAÚDE NÃO É UMA COISA QUE TODO MUNDO FAZ, NEM UMA ESTRATÉGIA MUITO DISTANTE DA REALIDADE

Há 2 erros que muitos gestores cometem quando falam de valor em saúde.

O primeiro erro é achar que valor em saúde é algo muito óbvio, simplesmente trabalhar com qualidade e custo, o que muitos já fazem. O segundo erro, é achar que o modelo de saúde baseado em valor é algo tão complexo que não se aplica a realidade.

Estes dois extremos não são verdadeiros.

Na verdade existe estudo, método, processos e muito trabalho envolvido para alcançar bons resultados (e são poucas instituições que o fazem), mas a boa notícia é que várias instituições ao redor do mundo e no brasil já estão se beneficiando do modelo, o que quebra essa falsa ideia de achar que o modelo é puramente teórico.


2. VALOR EM SAÚDE HOJE É UM DIFERENCIAL COMPETITIVO, EM ALGUNS ANOS SERÁ UMA NECESSIDADE

Você participou do movimento inicial de certificações de qualidade no país? Então, a implementação de qualidade nos processos e obtenção de certificação que era visto com otimismo para alguns e pessimismo por outros, passou a ser essencial. O mesmo processo deve acontecer com a aplicação do modelo de valor em saúde, portanto, se beneficiará quem já começar a se estruturar com metodologia para entrega de valor.


3. POR QUE VALOR EM SAÚDE ESTÁ SENDO TÃO FALADO NOS ÚLTIMOS ANOS?

Bom , como falei no artigo sobre tendências em gestão de hospitais e clínica, elas nada mais são do que um reflexo da sociedade. As pessoas, de uma maneira geral, estão mais informadas, mais autônomas e mais exigentes. O paciente quer saber quais são os resultados mais importantes para a doença em questão e quer que seja resolvido da melhor forma. O modelo de saúde baseada em valor atende estas e outras questões relacionadas às necessidades exigências dos pacientes.


4. VALOR É O QUE FAZ UMA EMPRESA EXISTIR E PROSPERAR

Uma empresa só existe porque entrega valor, logo nos entregamos valor em saúde, nós entregamos valor para o paciente. A questão é que passamos muito tempo não fazendo da forma correta. Quando uma instituição de saúde alinha competição e valor, potencializa a entrega de valor e melhora resultados.


5. POR ONDE COMEÇAR?


O Ponto de partida para a implementação do VBHC em qualquer instituição da área da saúde (hospitais, operadoras, indústria farmacêutica, entre outras), para qualquer projeto, será sempre o mesmo: definições estratégicas sobre a entrega de valor


O Pré-requisito para que estas definições estratégicas de implementação do VBHC efetivamente gerem resultado é que a alta liderança tenha um bom nível de conhecimento sobre o tema. Caso contrário, vamos entrar naquele mesmo problema de discussões superficiais, projetos fracassados e desconfiança sobre a efetividade do modelo.


A partir do momento em que a alta liderança estiver capacitada, deve-se definir dois pontos chaves (que iremos ainda discutir em outros artigos) para a implementação de qualquer iniciativa dentro do VBHC: A definição de condições de saúde estratégicas para instituição e definição dos

componentes da agenda de valor que deverão ser priorizados e isso vai depender muito dos objetivos e momento de cada instituição.


Para saber mais, siga a be value nas redes sociais



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